Dia do Sertanejo
OOow trem bão! O sertanejo- homem com atitudes e hábitos simples.Homem com garra e fibra para o trabalho.Parabéns a todos os sertanejos,amantes e simpatizantes do clima simples de vida rural.
Origem
No sertão, a mistura de raças deu-se mais entre brancos e índios. O jesuíta, o vaqueiro e o bandeirante foram os primeiros habitantes brancos que migraram para a região. Deram origem aos tipos populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço. Todos com um senso de tradição levado a ferro e fogo, honradez como pouco se vê hoje em dia e incrível fervor religioso, herança dos missionários da Igreja. O grande ícone do sertão é o conhecido Padre Cícero, beato que se tornou líder messiânico em Juazeiro do Norte.
Ao tentar compreender a psicologia do sertanejo, o escritor e jornalista Euclides da Cunha, através de sua famosa obra “Os Sertões”, fez um ensaio revelador sobre a formação do homem brasileiro. Desmistificou o pensamento vigente entre as elites do período, de que somente os brancos de origem européia eram legítimos representantes da nação. Mostrou que não existe no país raça branca pura, mas uma infinidade de combinações multirraciais. Além disso, foi o primeiro a reportar cuidadosamente o episódio da Campanha de Canudos, um festival de massacres de homens e mulheres que entrou para a história.
Por essas e outras, o homem do sertão é um “grande personagem numa paisagem inóspita”, que merece toda a admiração devida por sua luta diária pela sobrevivência.
Fonte: TV Cultura ; Editora Moderna
Hoje dia 3 de maio também é dia do Sol, a mais importantes estrelas. O sol tem um significado radiante de energia. Que os raios de sol tragam boas energias hoje e em todos os demais dias!
Patrícia Lunkes- Com.Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário