Era líder da rede terrorista Al Qaeda e o homem mais procurado pelo Estados Unidos desde os ataques as torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001.
No ano de 1957, nasceu mais um dos filhos do milionário da construção civil saudita Mohammed Bin Laden. Usamah Bin Muhammad Bin Àwad Bin Landi era o décimo sétimo filho de uma prole extensa que vivia entre as mais abastadas famílias da Arábia Saudita. Sua historia de vida conta com várias repressões da família, especialmente do pai e de irmãos, talvez tenha sido este o motivo de tanta crueldade em suas ações, para concluir os estudos de ensino médio Osama foi mandado para o Líbano.
Distante da família e das represalhas, Bin Laden fez de sua vida uma festa que incluía carros luxuosos, boates, bebedeiras e prostituição. Alguns relatos contam Osama se arrependeu das atitudes no Líbano e por isso, passou a estudar fervorosamente os valores da religião muçulmana.
Bin Laden construiu alguns campos de treinamento militar destinados à preparação de guerrilheiros muçulmanos. Esses campos ganharam o nome de Al Qaeda, que em árabe significa “a base”. Em 1989, com o fim dos conflitos afegãos, Osama Bin Laden retornou para a Arábia Saudita, mas não interrompeu suas atividades.
Desde então inúmeras pessoas foram cruelmente assassinadas, os conflitos eram freqüentes e sempre tinham o nome da região como forte escudo.
Em meio a conflitos enormes Bin Laden mudou-se para o Afeganistão e divulgou uma declaração de guerra contra os Estados Unidos da América. Os serviços de inteligência dos Estados Unidos e de outras nações árabes começaram a caçada contra Osama Bin Laden.
O grande marco desta triste historia foi o exorbitante gasto de quase meio milhão de dólares para o recrutamento de um grupo de quinze terroristas, a Al Qaeda comandou o maior ataque terrorista já observado no mundo. No dia 11 de setembro de 2001, dois aviões civis foram seqüestrados e lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center, um dos símbolos da supremacia econômica dos EUA. Foi então que Osama Bin Laden se tornou o maior alvo de procura do mundo. O fato repercutiu mundialmente e juntou grande potenciais mundiais no combate ao terrorismo.
No dia 1 de maio de 2011, um comando especializado da Marinha dos Estados Unidos capturou Osama Bin Laden na cidade de Abbottabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão. O presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama, anunciou que Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça. “Numa noite como essa, podemos dizer que a Justiça foi feita”, disse Obama. A festa é grande no EUA, mas não foram divulgados materiais ou imagens que definitivamente comprovam a morte de Osama Bin Laden.
Tomara que esta historia de aventuras,massacres e vidas em risco tenha definitivamente chegado ao fim.
Fonte: brasil escola;G1.com
Texto: Patrícia Lunkes Com. Social